terça-feira, 2 de novembro de 2010

O dia da padroeira do México

























O dia da padroeira do México, Nossa Senhora de Guadalupe, é a mais importante comemoração religiosa do país. É comemorado no dia 12 de dezembro com muitas festas.

Nas nove noites que precedem o Natal, do dia 16 ao dia 24 de dezembro, acontecem as posadas. Estas cerimônias representam a jornada de Maria e José de Nazaré a Belém a procura de abrigo. Atualmente, a festa da posada é uma ocasião religiosa e social, uma festiva representação da jornada a Belém. As pessoas saem em lenta procissão, carregando velas acesas e cantando, em direção a uma casa. Ao chegarem, dividem-se em dois grupos. Um grupo entra e o outro pede abrigo na casa. As portas se abrem, a parte religiosa da celebração acaba e começa a diversão...

Ao final de cada posada, chega a hora de quebrar a piñata. As piñatas são feitas de papier maché (pasta de papel) colado em uma bola de encher. São recheadas com doces, balas, frutas e brinquedos e normalmente têm a forma de estrelas ou animais. A piñata é então pendurada numa corda acima das cabeças das crianças que, com os olhos vendados, tentam quebrá-la com uma vara. Quando a piñata é quebrada, as crianças correm para pegar os brindes espalhados pelo chão. Piñatas também são usadas em festas de aniversários infantis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário