quarta-feira, 3 de novembro de 2010

La Llorona (A Chorona)



















Em meados do século XVI, os habitantes da Cidade do México se recolhiam em seus lares à hora do toque de recolher, marcada por é som dos sinos da Catedral. A gente da antiga Tenochtitlan fechava portas e janelas, e todas as noites acordavam pelo som do triste e horrível pranto de dor de uma mulher a quem afligia uma profunda pena ou tortura física.

Ao princípio, os vizinhos se conformavam com fazer o sinal da cruz, rezando pela alma em pena que vagava pelas ruas, mas este fenômeno se prolongou e se repetiu durante muito tempo. Os que quiseram procurar saber a causa deste evento manifestaram que normalmente à meia noite o luar permitia ver como as ruas se enchiam de uma capa esfumada e dela aparecia uma mulher com um vestido muito branco, com um véu que cobria seu rosto. O espectro percorria a cidade com passos lentos, em diferentes direções, passando sempre pela praça principal, onde se ajoelhava voltando o rosto para o oriente, para depois pôr-se de novo em pé para continuar sua misteriosa caminhada. Ao chegar às orlas do lago se desvanecia entre as sombras.

A tradição da Chorona talvez seja a mais famosa das lendas mexicanas e sua fama traspassou fronteiras. Assim, fala-se dela em regiões de Estados Unidos e Canadá, onde os descendentes de migrantes dizem tê-la visto aparecer cerca de rios e com as características antes mencionadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário