terça-feira, 19 de agosto de 2008

Emiliano Zapata


































Emiliano Zapata Guerrilheiro e revolucionário mexicano, nasceu em San Miguel Anenecuilco. De origem humilde, conquistou grande popularidade entre os indígenas oprimidos do Sul do México, onde o regime latifundiário deixara profundas marcas. Após participar do movimento que derrubou a ditadura de Porfírio Dias, atacou o presidente eleito, Francisco Madero, acusando-o de traidor da Revolução, dele exigindo a reforma agrária prometida. Não sendo atendido, proclamou o Plano de Ayala, que definia a reforma consubstanciada na entrega da terra aos camponeses dela privados.

Figura das mais discutidas da Revolução Mexicana, alguns o consideram mártir e herói do movimento camponês, enquanto outros o apontam como verdugo das regiões que dominou. O mito de Zapata ecoa até hoje entre os indígenas mexicanos, inspirando um movimento de libertação de Chiapas, sul do México, o Exército Zapatista de Libertação Nacional.

Emiliano Zapata foi um dos maiores líderes populares da revolução indígena-camponesa que sacudiu o México na segunda década do atual século. Seu lema principal era "Terra e Liberdade". Destemido e audacioso, esteve durante vários anos à frente de um exército de indígenas e camponeses exigindo estes direitos básicos aos sucessivos governantes deste conturbado período da história do México. Foi traiçoeiramente assassinado em 9 de abril de 1919.

Nenhum comentário:

Postar um comentário