O abacate ( Persea americana ) é uma fruta nativa de Puebla , no México Possui formato ovalado, com casca verde-escura e polpa macia e suculenta, com textura amanteigada. A palavra vem do Nahuatl, ahuacatl ( testículos , uma referência à forma do fruto). Abacates eram conhecidos pelos astecas como “o fruto da fertilidade”.
Pitaya é o nome dado ao fruto de várias espécies de cactos epífitos, nativas do México e América do Sul , também são cultivadas no Vietnã, Malásia, Israel e China. O termo pitaia significa fruta escamosa, também sendo chamada de fruta-dragão em algumas línguas, como o inglês. Como a planta só floresce pela noite (com grandes flores brancas) são também chamadas de Flor-da-Lua ou Dama da Noite.
Pitaya, “night blooming” (nos EUA), “pitajaja” (em Cuba), “flor de cáliz” (na Colômbia), “tasojo” (no México), “dragon fruit” (conhecido mundialmente)
É uma fruta exótica, silvestre e de colorido intenso, é uma obra de arte da natureza, no México é empregada para preparar sorvetes, iogurtes, doces, marmeladas, geléias, sucos, refrigerantes ou se quiser pode comê-la fresca.